IDENTIFICANDO A COMUNICAÇÃO PASSIVA
Você tem dificuldades em falar o que realmente pensa e sente sobre as situações?
Diz “sim” para as pessoas quando na verdade gostaria de ter dito “não”?
Costuma ficar ressentida, por acumular um monte de decepções nos seus relacionamentos?
Você percebe que as pessoas não respeitam os seus limites?
IDENTIFICANDO A COMUNICAÇÃO AGRESSIVA
Você sente um impulso em dizer a sua opinião, mesmo quando não solicitada?
Facilmente perde a paciência e quando vê já alterou a voz?
Costuma ter conflitos nos seus relacionamentos?
Você percebe que as pessoas costumam ficar ressentidas com você??
Se você respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas, é bem provável que a sua comunicação seja passiva ou agressiva. Sabia que existe uma solução para essas dificuldades? A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA.
O QUE É ASSERTIVIDADE?
A assertividade é uma habilidade que podemos construir através de expressarmos de maneira honesta e direta as nossas opiniões, sentimentos, atitudes, direitos e limites sem desrespeitar o outro. Lembre-se, ninguém é obrigado a pensar de maneira idêntica o tempo inteiro com todo mundo. Se aproprie do seu ponto de vista, pontue e também esteja aberta a visualizar outros pontos.
A assertividade é o equilíbrio entre a passividade e a agressividade. Isso quer dizer que você valida seus sentimentos sem anular que o outro também tem seus próprios sentimentos. Somos tão humanos quanto qualquer outro ser humano. Então por que anular os seus e colocar as necessidades do outro na sua acima das suas?
POR QUE É IMPORTANTE DESENVOLVER ASSERTIVIDADE?
Além de você evitar muitos conflitos desnecessários e resolver melhor os problemas que surgirem, ser assertiva nos seus relacionamentos te ajudará a ser uma pessoa mais respeitada e valorizada pelos outros.
COMO DESENVOLVER A ASSERTIVIDADE?
Algumas técnicas são:
Ter empatia (realmente escutar as dores, bem como manter contato visual) com as pessoas e validar o que elas sentem;
Pontuar os problemas percebidos nesse relacionamento, dizendo como se sente sem ofender ou apontar o outro lado como culpado;
Buscar um ponto de resolução do conflito que fique melhor para ambas as partes;
Desenvolver habilidade de flexibilização sobre quando ceder ou não ceder nas situações (por exemplo, estabelecer limites quando algo fere seus valores inegociáveis).